Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar
Entrem no novo Forum MGB http://planetmaker.forumeiros.com/

 

 [Pixel art] Pixel art para iniciantes

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
°thiago°
Administrador
°thiago°


Mensagens Mensagens : 327
Cash Makers Cash Makers : 1210

[Pixel art] Pixel art para iniciantes Empty
MensagemAssunto: [Pixel art] Pixel art para iniciantes   [Pixel art] Pixel art para iniciantes Icon_minitimeSeg Jun 29, 2009 9:20 pm

Ola, :D

SUMARIO

Introdução
Creditos
Template
Sombreamento
Cabelo
Olhos

INTRODUÇÃO
Estava olhando por ai e vi que nosso fórum não tem muitos tutos bons sobre pixel art, porque o interesse das pessoas por pixel art é muito pequena, vou fazer esse tutorial para que vocês aprendam e se interesse mais, pois pixel art é arte lol
E essas são as duvidas mais comuns em pixel art sombreamento e cabelo!

CREDITOS

Ao °thiago° que fez esse Tutorial todo sozinho XD


TEMPLATE

Em primeiro lugar, temos que ter um bom template, vou dispor aqui para vocês um template que eu uso muito, é do Char XP:

[Pixel art] Pixel art para iniciantes Testechar


SOMBREAMENTO

Bom..... a primeira coisa a se fazer é a paleta de cores, como o template já tem sombra não iremos nos procupar com as cores da pele (a não ser que você queira fazer o sombreamento da pele também, porque a meneira que eu vou explicar ajuda você a fazer), então escolha as cores da roupa, vou fazer a camisa vermelha e a calça azul,então, na tela do paint, clique lá em cima em “Cores” e depois em “Editar Cores”,irá abrir um janela assim:


[Pixel art] Pixel art para iniciantes 40317845


escolha a cor e depois clique em “Definir Cores Personalizadas>>”

[Pixel art] Pixel art para iniciantes 87966414

Clique na cor que você quer, e diminua a Luminosidade, abaixando a setinha

[Pixel art] Pixel art para iniciantes 70345944

Mas, sem perder o tom da cor, não deixe preto.E agora com essa nova cor faça um quadradinho assim: [Pixel art] Pixel art para iniciantes 73320031 (não se esqueça de estar em 8x)
Va repetindo isso pelo menos umas 4x, mas sempre diminuindo menos a luminosidade, faça o mesmo com a cor da calça, e sua paleta de cores deve ficar mais ou menos assim: [Pixel art] Pixel art para iniciantes 97275762 (Isso devera fica no canto enquanto você vai fazendo o char para ajudar a agilizar o trabalho, porque imagina se você tivesse que ficar procurando toda hora a cor que iria usar),Vamos chamar os tons de vermelho 1 o primeiro tom, vermelho 2 o segundo tom, vermelho 3 o terceiro tom e vermelho 4 o ultimo tom, o mesmo vale para o azul.

Agora imagine o dito cujo parado no sol:

[Pixel art] Pixel art para iniciantes 61041694

obs: Eu retirei a sombra dele para nós fazermos passo a passo, e para vocês aprenderem, porque se não era só copiar a sombra que já tinha no template.

Embaixo do pescoço não pega sol muito forte, então embaixo do pescoço vamos usar o vermelho 2, porque o vermelho 1 será apenas para o contorno do char ( O contorno do personagem não preciso explicar, né), ele deve ficar assim:

[Pixel art] Pixel art para iniciantes 14871949

Embaixo do braço não pega luz também, a não ser que você ponha uma lanterna embaixo do braço, então vamos usar Vermelho 2 de novo

[Pixel art] Pixel art para iniciantes 77636172

Obs: Observe que na sombra eu dei uma puxadinha lá em cima de um pixel pro lado, é para que pareça que ele tem tórax.

Para o braço parecer redondo e não quadrado, ponha 1 pixel de vermelho 2 em cada dobrinha do braço.

[Pixel art] Pixel art para iniciantes 79999424

Agora vamos usar o vermelho 3, pinte todo o reste com essa cor.

[Pixel art] Pixel art para iniciantes 98301264

Agora o vermelho 4, coloque onde você acha que vai pegar a claridade do sol, como eu acho que a claridade do sol só pega no braço, o meu ficou assim:

[Pixel art] Pixel art para iniciantes 62649763

Bom... não ta aquilo que se diga nooooooooooooooooooooooooooooossssssaaaaa que coisa mais linda, mais não ta um lixo! Então terminamos a camisa.

Na calça use a mesma técnica do braço, pegue a cor mais forte e vá diminuindo só para parecer redondo.

[Pixel art] Pixel art para iniciantes 50536822
[Pixel art] Pixel art para iniciantes 64711742

Repare que eu escureci os cantos, pintei com a cor 3 e coloquei a luminosidade onde eu achei que batia sol, e o resultado é esse:
[Pixel art] Pixel art para iniciantes 16188713

No pé faça uma paleta de cores, preta Por exemplo, com 3 cores, que não mude muito a luminosidade porque no pé não pega muito sol.(olhando de frente), (Eu estou explicando o sombreamento, a forma, os detalhes e etc é com você).
Sua paleta ficara assim(se usar preto ficara mais ou menos assim.)
[Pixel art] Pixel art para iniciantes 82464887


Faça o contorno com o preto 1, pinte inteiro com 2 e depois uma clareadinha com preto 3 ( é bem simples)

[Pixel art] Pixel art para iniciantes 21783235

E caso voce queira fazer sua própria sombra na cabeça do template, vá fazendo a mesma coisa, contorno, depois vai diminhuindo a claridade, aqui você pode mudar bem a luminosidade (não se esqueça qua a sombra fica em baixo porque em cima pega muito sol)

[Pixel art] Pixel art para iniciantes 85750453

Como é difícil achar a cor da pele, eu disponho aqui pra vocês, a paleta de cor de pele:
[Pixel art] Pixel art para iniciantes 77843850

Por enquanto nosso char esta assim:


[Pixel art] Pixel art para iniciantes 80357838



CABELO

Faça a paleta de cores com a cor que você quiser com 4 cores, vou usar marrom.
O cabelo é mais fácil do que todos pensam, primeiro o mais difícil, o formato do cabelo, vou fazer um bem simples (não se esqueça de usar marrom 1 para o contorno):

[Pixel art] Pixel art para iniciantes 61741476

Faça um contorno em volta do contorno, com a imagem você vai entender melhor:

[Pixel art] Pixel art para iniciantes 47877673

Pinte o resto que sobrou com o marrom 3:

[Pixel art] Pixel art para iniciantes 83146571

Não tem muito espaço, porque o cabelo é pequeno (o que fica mais fácil), mas agora ilumine onde voce acha que pega luz.

[Pixel art] Pixel art para iniciantes 43943786

O cabelo ficou estranho mas a explicação esta boa!
Ai esta o dito cujo:
[Pixel art] Pixel art para iniciantes 96616004


OLHOS

Bom no olho não há muita dificuldade, mas pra quem esta começando pode se tornar algo difícil.
É simples, você faz a borda do olho assim:

[Pixel art] Pixel art para iniciantes Figura4

Obs: Com 3 linhas em cima e 2 do lado.

Depois coloque um tom bem fraco de cinza, é cinza mesmo, ao lado da linha do lado, só que passando um pixel do limite.

[Pixel art] Pixel art para iniciantes Figura3

Obs: O cinza é para não se fundir com a luz branca do olho, por isso um cinza bem fraco.

Vamos fazê-lo com um olho azul, não esqueça do pixel branco, pra parecer que esta iluminado, com imagem tudo fica mais fácil, então veja:

[Pixel art] Pixel art para iniciantes Figura2

E por fim faça um contorno preto em volta do pixel branco, mas só dentro do olho. Veja:

[Pixel art] Pixel art para iniciantes Figura4

Viu como é fácil agora vamos colocar no dito cujo.

[Pixel art] Pixel art para iniciantes Figura1
Pronto! Agora faça o seu ^^


OBS IMPORTANTE: Eu ensinei a fazê-lo de frente, mas as explicações servem para todos os lados, e não se esqueça de que quando algo vai para traz não pega luz. lol.
E para o olho direito do personagem, é só você copiar, inverter, e colar no outro lado
:D :D :D
Ir para o topo Ir para baixo
Disco Japones
Administrador
Disco Japones


Mensagens Mensagens : 345
Cash Makers Cash Makers : 12352

[Pixel art] Pixel art para iniciantes Empty
MensagemAssunto: Re: [Pixel art] Pixel art para iniciantes   [Pixel art] Pixel art para iniciantes Icon_minitimeSeg Jun 29, 2009 9:36 pm

Muito Bom tuto ! Bom é bom vendo o Novo Colaborador postando por ai !

+ 25 Moedas Makers !
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.makergamesbr.com
Litre
Iniciante [*]



Mensagens Mensagens : 12
Cash Makers Cash Makers : 12

[Pixel art] Pixel art para iniciantes Empty
MensagemAssunto: Re: [Pixel art] Pixel art para iniciantes   [Pixel art] Pixel art para iniciantes Icon_minitimeTer Nov 03, 2009 2:22 am

Ba excelente tuturial, esta de parabens!
Ir para o topo Ir para baixo
http://portaladn.com/
TMOG
Iniciante [*]
TMOG


Mensagens Mensagens : 11
Cash Makers Cash Makers : 12

[Pixel art] Pixel art para iniciantes Empty
MensagemAssunto: Re: [Pixel art] Pixel art para iniciantes   [Pixel art] Pixel art para iniciantes Icon_minitimeTer Dez 01, 2009 10:47 am

Excelente tutorial, bem explicado...
Mas nao sou muito fan do RTP, prefiro outros templates
Mesmo assim esta de parabens, Joia
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





[Pixel art] Pixel art para iniciantes Empty
MensagemAssunto: Re: [Pixel art] Pixel art para iniciantes   [Pixel art] Pixel art para iniciantes Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
[Pixel art] Pixel art para iniciantes
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» [Ajuda para todos os Iniciantes]
» 10 tutoriais interessantes para iniciantes!
» Respostas para as dúvidas mais comuns de iniciantes
» Pixel art Intermediário
» [Pixel-art] Galeria do Thiago

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Centro Maker :: Centro dos Artistas :: Pixel Art-
Ir para: