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 [Capitulo 3] Curso online de RPG Maker XP

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MensagemAssunto: [Capitulo 3] Curso online de RPG Maker XP   [Capitulo 3] Curso online de RPG Maker XP Icon_minitimeSáb Jul 11, 2009 9:23 pm

[Capitulo 3] Curso online de RPG Maker XP Imagem1
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Na aba personagens, você pode alterar o grau de força de cada um dos personagens, modificar os nomes, os gráficos e tudo mais. Na aba classes você pode modificar e criar classes, alterando quando e o tipo de magia que o personagem vai receber. Na aba Habilidades, você pode personalizar a animação que será realizada ao usar as magias ou até cria habilidades. Na aba Itens, você pode criar e modificar os itens do jogo. Na aba armas, você pode criar e modificar as armas do jogo. Na aba armaduras, você pode criar e modificar as armaduras do jogo. Na aba inimigos, você pode criar e modificar os inimigos do jogo, colocando o dinheiro e experiência que cada um vai dar, podendo modificar, inclusive a força de cada um. Na aba grupo de inimigos, você pode criar e modificar os grupos de inimigos do jogo. Mais você deve estar se perguntando “como assim, grupo de inimigos?” Fácil, grupo de inimigos serve para colocar mais de um inimigo juntos, na batalha, inserir conversas que cada grupo vai conversar durante a batalha, dizer os itens que cada grupo vai dar, etc... Na aba Status, você pode modificar e criar status, ai você pergunta: “como assim?” status é como o personagem vai ficar após um ataque de uma cobra por exemplo, ele vai ficar envenenado, é para isso que serve o status. Na aba animações de batalha, você pode modificar, as animações padrões ou fazer outras, com um sistema bem fácil de se usar. Na aba tileset, que como já disse, é o cenário do jogo, você vai poder modificar o local onde o personagem vai pode andar, por onde ele vai passar por baixo e por cima, entre outras coisas. Na aba eventos comuns, você vai poder criar os eventos do jogo (eu irei ensinar o que são os eventos mais para frente...). Na aba sistema, você vai poder escolher os personagens que vão começar o jogo, os sons, os gráficos de game over, de entrada, os sons que irão ser ouvidos quando abrir o menu, e muitas outras coisas. No próximo capitulo, você vai aprender a utilizar os eventos com perfeição, mais agora você vai aprender o básico.
Primeiramente, clique em eventos, como na figura abaixo:

[Capitulo 3] Curso online de RPG Maker XP Curso_online_rpgxp_img11

Então clique com o botão direito do mouse no local que você deseja criar um evento, como é mostrado na figura abaixo:

[Capitulo 3] Curso online de RPG Maker XP Curso_online_rpgxp_img12

Se você clicar em novo evento, o você vai criar um novo evento, se você clicar em posição inicial do jogador, o personagem vai começar a partir do local marcado, vai aparecer um “S” como na foto acima. Se você não definir a posição inicial do jogador, o jogo não vai começar, então defina a posição inicial do jogador e depois selecione outro local do mapa e clique em novo criar evento, vai aparecer isso:

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Clique em gráfico, para escolher o “charset” do personagem que vai ser um “NPC”
Vai aparecer isso aqui:

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Nesses, clique nessa lista de nomes, em cada nome tem um personagem diferente, eu escolha o primeiro, clique em “OK”, vai ficar assim:

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Logo abaixo de comando de evento tem isso aqui <>, clique com o botão direito do mouse, vai aparecer isso:

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Então clique em inserir, vai aparecer isso:

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Olhe todos os recursos que o RPG Maker XP, pode te oferecer, mais agora clique em “mostrar mensagem” clicando vai aparecer isso:

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Pronto digite a mensagem que quizer, depois salve e execute o jogo, vai ficar assim:

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Agora mude o Tileset, coloque uns personagens e pronto olhe como já esta ficando legal o seu jogo:

[Capitulo 3] Curso online de RPG Maker XP Curso_online_rpgxp_img20

Para fazer as portas e janelas, você vai precisar, criar eventos com o a figura de portas e janelas, no lugar que você quer e pronto, mais agora você deve estar se perguntando “legal, mais... essas casas... alguém pode entrar nelas?” claro que pode! Usando o simplesmente o evento “teletransporte” que é muito fácil de ser usado, como a porta é um evento, clique nela com o botão direito do mouse em cima do evento, depois clique em “editar evento” depois clique crie um novo evento, como já foi ensinado mais acima, e procure um evento chamado “teletransporte”, daí clique no local para onde deve ser teletransportado, nesse caso é para dentro de casa, mais para isso você já deve ter criado o mapa da casa, para cria o mapa da casa, clique com o botão direito do mouse aqui:


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Clique em criar novo mapa, crie um novo mapa, porem escolha um tileset de dentro de casa, tome como exemplo esse que esta selecionado abaixo:

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Desenhe a casa como abaixo, deixando um espaço para inserir um evento de porta, para que personagem que entre possa sair. Ah, lembrando que as configurações que você esta usando são as padrões, logo, você vai acionar o evento ao pressionar “enter”.

Agora coloque, o evento da porta, coloque o teletransporte, tanto na parte de dentro quanto na parte de fora e pronto, seu teletransporte esta pronto.

CREDITOS:

FRENÉTICO - Por criar o tutorial
°thiago° - Por disponibilizar, editar, e deixar com uma aparencia melhor!
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