Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar
Entrem no novo Forum MGB http://planetmaker.forumeiros.com/

 

 [Tutorial] Bom Senso de um Desgner [incluindo dicas de tipografia]

Ir para baixo 
AutorMensagem
PackMan
Experiente [***]



Mensagens Mensagens : 91
Cash Makers Cash Makers : 950

[Tutorial] Bom Senso de um Desgner [incluindo dicas de tipografia] Empty
MensagemAssunto: [Tutorial] Bom Senso de um Desgner [incluindo dicas de tipografia]   [Tutorial] Bom Senso de um Desgner [incluindo dicas de tipografia] Icon_minitimeSáb Ago 15, 2009 9:49 pm

Autor:Tidus
Fonte: aqui - paodemugen
Post na MRM: PackMan - EU ^^



1: Render
2: Background
3: Elementos extras
4: Tipografia
5: Brushes
6: Blendagem
7: Borda


1: Render ou imagem

Render para quem não sabe e à imagem que você irá utilizar para fazer sua sign. Elemento semi-fundamental em uma assinatura, é esta que determina na maiora das vezes o tema de sua sign. Por tanto é fundamental que se saiba tratar uma render pois é por ela que você vai passar toda a informação que a pessoa que vê a sign precisa saber para entender qual idéia você quis transmitir.
Para isso você NÃO deve fazer as seguintes coisas de maneira infundada:

1.1: Recortar a render de maneira errada, preguiçosa e feia;
1.2: Obstruir a render com recursos como grid-lines e patterns;
1.3: Saturar a mesma demais, tornando-a muito colorida e forte;
1.4: deixá-la muito desfocada;
1.5: deixá-la sem vida;
1.6: Obstruída por cores que deixam a qualidade da imagem comprometida;
1.7: Sharp em excesso;
1.8: Render mal redimensionada, tornando-se ou muito larga, ou muito comprida.

2: Background ou Plano de fundo


Elemento também muito importante, algumas vezes muito incrementado, outras vezes praticamente vazio, ele faz parte também do contexto do trabalho, ele que dá a paisagem por detrás da render.
Certas coisas podem deixar seu plano de fundo feio, clichê e ultrapassado:

2.1: Excesso de efeitos, tornando o BG papagaiado;
2.2: Falta de efeitos quando se precisa (quando a render pede isso);
2.3: Utilização de cores desarmônicas e bregas;
2.4: Poluição (efeitos que dão a impressão de sujeira e excesso no trabalho);
2.5: Desacordo com a temática proposta pela render;
2.6: Utilização de efeitos (brushes, patterns, etc) de maneira errônea, desarmonizada e desnecessária.

3: Elementos extras

São os elementos facultativos utilizados por designers em geral. O que são estes elementos? C4D, Stocks, shapes, etc. Como são imagens já prontas, são mais fáceis de serem utilizadas e muitos dizem ser os futuros substitutos do brush.
A utilização destes elementos pode deixar seu trabalho feio por uma série de motivos:

3.1: Elementos mal-recortados;
3.2: Elementos mal-posicionados;
3.3: Elementos obstruindo a render;
3.4: Elementos muito óbvios e evidentes na imagem que você fez;
3.5: Elementos feios e papagaiados;
3.6: Saturar exageradamente estes elementos.

4: Tipografia


Um dos elementos mais importantes de um design, é a forma escrita da mensagem que você quer transmitir ao seu expectador. É com ela que passa-se mensagens importantes, ou até mesmo sátiras. A tipografia é o medo da maioria dos designers inexperientes, e até de muitos experientes, pois é delicada e atualmente não é tratada com a importância que merece.
Desta vez vou dar dicas para deixar sua tipografia mais bonita e leve:

4.1: Seja consciente de que sua tipografia combina com o restante do trabalho;
4.2: Quando um trabalho pedir uma tipografia mais incrementada, faça-o, quando pedir algo mais clean(não significa só colocar qualquer letrinha e escrever, isso é horrível) faça-o também. Como? Dando leveza e colocando em consonância com o restante do trabalho;
4.3: Tematize a tipografia: Sim, ela pode fazer parte do cenário de uma assinatura, assim como também pode ser o elemento principal dela. Muitas vezes a tipografia pode ser usada como render e é importante em logotipos.
4.4:Quando for pedido algo clássico, não coloque tipografias modernas e papagaiadas, coloque simplesmente algo clean e bonito. E vice-versa.

5: Brushes

Utilizados por todo designer pelo menos uma vez em sua carreira (hipocrisia, vários usam com freqüência) Eles podem ser mesclados em todos os segmentos do design.
Do inglês pincel, ele é uma espécie de estampa, serve para preencher planos de fundo, incrementar renders, estilizar tipografias e muito mais. A dica para este tipo de elemento é que ele deve ser utilizado de forma moderada e com beleza, não esquecendo que a blendagem pode ser fundamental para sua eficiência visual.

6: Blendagem


O que é a blendagem? É uma série de efeitos que existem no photoshop e são utilizados para incrementar e estilizar toda forma de imagem que o photoshop edita.
Falarei sobre cada elemento do blending option(recurso);

6.1: Drop Shadow: Basicamente é sombra por fora da imagem que você quer adicionar o efeito, dá um aspecto de que a imagem está acima do fundo.
6.2: Inner Shadow: Exatamente ao contrário do drop, o inner adiciona sombra dentro da imagem a qual você quer adicionar o efeito, dá uma aspecto de profundidade na imagem.
6.3: Outer Glow: É o brilho ao redor da imagem, pode variar de tamanho, cor, intensidade e produndidade. Dá um aspecto muitas vezes de “aura” na imagem.
6.4: Inner Glow: É exatamente o contrário do outer glow, adiciona brilho ao redor interno da imagem.
6.5: Bevel and Emboss: É a adição de relevo texturizado ou não na imagem ou tipografia.
6.6: Satin: do inglês cetim (tipo de pano de ceda), é utilizado para adicionar uma espécie de ondulação na imagem.
6.7: Color overlay: Do inglês, cobertura de cor, este recurso visa adicionar uma cor fixa na imagem independente da imagem que estava anteriormente.
6.8: Gradient overlay: Degradê, ou seja, efeito que dá à imagem aspecto de transição de cores. Por exemplo: Do branco para o preto.
6.9: Pattern Overlay: Cobertura de textura, ele texturiza sua imagem, com a mesma pré-definida pelo programa. Para obter mais texturas você deve fazer, ou pegar pronta e adicionar no photoshop.
7.0: Stroke: Adiciona uma borda ou risco ao redor da imagem, esta pode ser de vários tamanhos.

7: Borda


Importante indicador de limites em um trabalho, a borda tem como característica circular a área do trabalho em si, impondo limite entre o trabalho e o fundo do site ou o que quer que seja. Tem que ser usada com noção de delimitação e padronização de onde vai postar a imagem.




Posteriormente colocarei mais dicas para todos vocês que querem aprender mais sobre a arte de ser designer e usar o photoshop, inclusive deixo aberto o tutorial a sugestões, para que vocês ajudem o tópico a crescer e ficar mais completo, abraço!
É isso ai por enquanto, espero que isso ajude quem pretende se tornar um bom designer, de categoria e classe.

CTRL+C / CTRL+ V OWNS
Ir para o topo Ir para baixo
 
[Tutorial] Bom Senso de um Desgner [incluindo dicas de tipografia]
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Dicas para Melhorar seu projeto
» [Tutorial] Crie um Simples Title
» [Tutorial] Entendendo Variáveis
» [Tutorial] Sistema de Bloco de Informações
» [Aula/Photoshop] Clean Sign Tutorial

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Centro Maker :: Centro dos Artistas :: Design-
Ir para: