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 O básico do RGSS

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Mogslayer
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MensagemAssunto: O básico do RGSS   Qua Set 30, 2009 9:00 pm

O básico do RGSS
Por MogLog(ou Mogslayer xD)
Olá a todos.

Depois de um tempinho de desenvolvimento (praticamente cheguei ao meu topo na linguagem usada no Maker, mas não significa que não possa melhorar), resolvi pensar em ajudar aqueles que têm vontade de aprender pelo menos o básico desta linguagem.

Então irei começar agora a primeira aula.

1- O que é Ruby, o que é RGSS e nossos dois primeiros códigos.


1.1 - O que é Ruby?


Ruby é uma linguagem criada por Yukihiro Matsumoto(scripters, guardem esse nome). É uma linguagem de programação orientada a objetos. O que significa que praticamente tudo pode ser controlado, por serem objetos. E seus resultados também serão objetos.

Por exemplo, caso tivéssemos um rádio, e nele, a classe Música, poderia haver objetos para várias músicas dessa rádio, e em Ruby, seriam chamados por uma instância de classe.

Quando uma classe é iniciada, precisa de um "construtor", e o padrão é o "new".

Código:
musica1 = Musica.new("Ruby e Sapphira")
musica2 = Musica.new("Cantando com Kakashi")
musica3 = Musica.new("Amor por Symphonias")
e assim iria continuar.

Todas estas instâncias são derivadas mesma classe, mas eles têm algumas características que os tornam diferentes. Primeiro, seu "identificador", e também as variáveis de instância, que podem ser diferentes para cada uma das instâncias.

Cada classe pode ter métodos de instância, também. Os métodos têm funcionalidade variada, que lendo a classe e suas variáveis, pode nos dar o estado desta classe e do objeto que está usando ela.

Para chamar um método, apenas é necessário digitar o nome dele, dentro de um objeto. O objeto lê sua classe, e tenta procurar este método.

Isso parece assustador, não? Mas vamos mostrar alguns exemplos de métodos:

Código:

"Amor".length ------------->> 4
"RPG".index("R") ---------->> 0
-2006.abs ----------------->> 2006
namise.sing(aSong)--------->> "La, lala..."

Agora, explicar os códigos.
O primeiro, estava querendo saber a quantidade de letras da palavra "Amor".
O segundo, queria a posição do "R", em "RPG".
O terceiro pedia o valor absoluto do número -2006.
E no quarto código, coloquei minha secretária para cantar.

Mostrando a diferença de Ruby para as outras linguagens de programação, há outros métodos que seriam bons para explicar.

Por exemplo, em Java:
Código:
number = Math.abs(number)

Em Ruby, fica assim:
Código:
number = number.abs

Em outros objetos, a mesma coisa.

Em C:
Código:
length = strlen(name)

Em Ruby:
Código:
length = name.length

Por isso que Ruby é considerada uma genuina linguagem orientada a objetos. A ponto de ser mais usada do que Python, no Japão, e talvez por isso tenha sido colocada como linguagem de programação dos Scripts, em RPG Maker.

1.2 - O que é RGSS?

RGSS, ou Ruby Game Scripting System é uma variação do Ruby, para a criação de jogos. A explicação não será muito desenvolvida, por causa que é quase a mesma coisa que a padrão, mas com uma especialidade, que é ajudar na criação de jogos.

Arquivo de ajuda do RPG Maker VX escreveu:
O Conjunto de códigos que formam um jogo são chamados scripts. Todo o código padrão dos jogos de RPG Maker VX foi criado no Ruby Game Scripting System.

Geralmente os Comandos de Eventos são chamados de scripts, porém no RPG Maker VX os Comandos de Eventos são apenas uma parte dos scripts que dizem ao programa o que ele deve fazer.

Você pode criar seus próprios scripts no RPG Maker VX, porém esta função é recomendada a usuários avançados que sabem o que estão fazendo. Com os scripts você pode customizar todo o seu jogo com uma facilidade muito grande. Se você não deseja usar o sistema de scripts, não se preocupe, o RPG Maker VX não exige o uso de scripts, eles são apenas uma função a mais no programa.

Bem, se já sabemos o que é Ruby, como funciona, e o que é sua variação RGSS, podemos começar a brincar com os códigos.

1.3 - Nossos primeiros códigos: Abort e Print.

Todos os criadores de tutoriais começam a ensinar Ruby pelo código print. Para inovar, começarei com um outro código, o abort,

E como usar o código?

Insira ele em alguma parte vazia no seu painel de Scripts (O do F11), e por exemplo, no Main, entre o end e o begin, digite em uma nova linha:

Código:
abort

Teste o projeto. Na hora que o Maker abrir o teste, este teste será fechado.

Explicação: Ruby lê tudo antes de agir. Enquanto age, se encontrar um código fora de classes, ele irá executar todos. Como ele encontrou o comando abort, ele leu que o processo de abrir o processo devia ser abortado, e ele o fechou.

Agora, para testar outros códigos, você precisa tirar o abort de lá, ou nada vai abrir.

Então vamos brincar com o código print. (Acreditem. Eu aprendi a fazer janelas e digitar textos nelas antes de aprender print.) É outro código simples, que não requer muita coisa.

No mesmo lugar que colocou o abort

Código:
print "Tutorial de Ruby do MogLog"

Abrindo o teste, esta mensagem irá aparecer em uma janela antes de começar o jogo.

Explicação: Do mesmo modo que no abort, Ruby lê tudo antes de começar. Lendo algo fora de classe, executa a ação. Como print é uma ação que mostra na tela o que foi pedido para ser mostrado, irá aparecer.
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MensagemAssunto: Re: O básico do RGSS   Qua Set 30, 2009 9:58 pm

Bom tutorial, mas o comando abort não tem o mesmo efeito do exit?
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Mogslayer
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MensagemAssunto: Re: O básico do RGSS   Qui Out 01, 2009 12:53 pm

Não, o abort seve para finalizar o processo, enquanto e end serve para finalizar um método.
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MensagemAssunto: Re: O básico do RGSS   Dom Out 04, 2009 11:57 am

mas não to falando do end, e sim do exit.
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MensagemAssunto: Re: O básico do RGSS   Dom Out 04, 2009 12:23 pm

Ahh é, agora que percebi ! xD
Não, eles não tem a mesma função ! ^-^
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MensagemAssunto: Re: O básico do RGSS   Hoje à(s) 7:21 pm

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