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 Utilizando Variáveis - Aula 1

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AutorMensagem
Brekamp
Experiente [***]


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Cash Makers Cash Makers : 89

MensagemAssunto: Utilizando Variáveis - Aula 1   Qua Set 30, 2009 5:02 pm

Feito por Brekamp, não copie

Dificuldade: ==========

[size=13pt].:Variáveis:.[/size]

Antes de tudo, adiquira um mínimo de conhecimento sobre opções de
mensagem e mostra escolhas. Se você já tem isso vamos começar a
aula normalmente.

Para que servem as variáveis?
Basicamente para fazer condições, em algumas ocasiões a mesma
utilidade da switch.
Ex: Utilidade de switch: A variável 001 estava 0, para você entrar em
um lugar ela teria de estar 1. Então você levando um item a um NPC, ou seja,
fazendo uma condição de ter tal item e subtraindo o item, você usaria uma
variável e substituiria o valor constante dela por 1. Então na porta
você faria uma condição de a variável 001 ter o valor 1.
Os códigos estariam mais ou menos assim:

NPC:
Código:
Condições: Possuir item 001
          variável 001 substituir constante [1]
            texto: Agora você pode entrar ao castelo
              excessão:
                Texto: Me traga o item 001
                fim:

Porta:

Código:
Condições:
                      Variável 001 = 1
                      Teletransporte: Castelo
                      execssão:
                      Texto: trancado.


Utilidade comum da variável.

Vamos supor que você, para completar um quest, você precise
falar com "Huguinho", "Zezinho" e "Luizinho". Vamos
usar a variável 001 como responsável por isso.

Você falou com "Zezinho" e somou à variável 001, o valor de 1
Você falou com "Huguinho" e somou à variável 001, o valor de 1
Você falou com "Luizinho" e somou à variável 001, o valor de 1
Então você volta ao NPC da quest e ele te dá uma habilidade especial.
Os códigos estariam mais ou menos assim:

Huguinho, Zezinho e luizinho:
Código:
Texto: Bla bla bla.
                                Variável 001 += constante 1.
                                Switch local A = on


Tudo bem, depois posso explicar sobre switch local,
o assunto agora é variáveis.

NPC da quest:
Código:

                                Condições: Switch 001 = ON
                                Condições: Variável 001 == 3
                                Texto: Parabéns!
                                Mudar habilidades + Skill 001
                                Switch local A = ON
                                Excessão:
                                Texto: Fale com Huguinho, zezinho e luizinho
                                Fim
                                Excessão:
                                  Texto: Fale com Huguiunho, Zezinho e Luizinho.
                                  Switch: 001 = ON
                                  FIM
                               

Então agora vamos supor que enquanto você fazia isso, teria um ladrão que
roubaria seus pontos, e você teria de fugir dele para não ter de falar com os
três sobrinhos do Pato Donald de novo.
O movimento dele seria "Seguir Herói" A velocidade podia ser qualquer uma
a frequencia seria 6 e ele iniciaria ao tocar herói.
Na linha de comandos colocaríamos para subtrair 1 da variável 001.

Código:
Variável: 001 -= 1

Observe uma screen dele:
[img width=590 height=500]http://img212.imageshack.us/img212/2368/imagembi1.png[/img]

Essa é uma das utilidades da variável.

Já que estamos sendo dominados por fãs de Naruto, vamos
usar como exemplo agora os RANKS do anime. A variável de exemplo, mais
uma vez é a 001.

No começo do jogo, a variável é 0, ou seja, ele não é um Genin.
Quando ele passa na academia, você soma 1 á variável. Quando ele passa no
exame chuunin, você soma mais 1, e assim por diante, assim você pode fazer condições
com essa variável, como só poder entrar em um lugar ou fazer uma missão ser for Jounin.

As operações matemáticas do valor constante de uma variável.

Substituir Substitui o valor va variável pelo digitado no constante
+Soma ao valor digitado no constante
- Subtrai da variável o valor digitado no constante
/ Divide a variável pelo valor digitado no constante
x Multiplica a variável pelo valor digitado no constante
% Tira x% do valor da variável, sendo que x é igual ao valor digitado no constante




Espero que tenha aproveitado essa aula teórica, para treinar mais, vou passar
um "Dever de casa" Prático, não obrigatório (lógico).

Faça uma demo com um ABS por eventos o mais simples possível. O HP do inimigo
é uma variável, mas é preciso uma tecla para atacar. Faça isso usando o comando
Definir teclas que irá salvar em uma variável a tecla apertada(em números)
observe a tabela de códigos e construa seu ABS. Não é necessário cálculo do herói nem nada,
somente um combate simples. Vou dar uma dica. O evento começa ao tocar herói ou
em "processo paralelo" em uma segunda página.
Não é necessário me enviar.
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