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 Introdução aos eventos

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AutorMensagem
Brekamp
Experiente [***]


Mensagens Mensagens : 60
Cash Makers Cash Makers : 89

MensagemAssunto: Introdução aos eventos   Qua Set 30, 2009 5:01 pm

Feito por Brekamp, não copie

Começando com eventos
Eventos podem parecer a coisa mais simples do mundo maker, mas a mais pura verdade é que eles são mesmos. É muito fácil de aprender, porém, são muito complexos e podem muitas vezes substituir os scripts. Com essa sequência de aulas, ensinarei a usar essa magnifica ferramenta.
O que é um evento?
Evento nada mais é do que um comando que chama um script, de maneira mais simples, é por isso que existe a opção "chamar script", se você não encontrar o chamar script que quer em forma de comando de eventos, você pode usar essa ferramenta para criar o seu. É por isso que muitos (como eu) acreditam que os eventos podem substituir o RGSS em um jogo.
Vamos começar com coisas bem simples, simples mesmo! Vamos começar sem comandos de evento, mas pela sua configuração.
1- Gráfico

Essa parte é muito básica, clique duas vezes no quadrado branco e escolha o gráfico do evento. Muito simples.

2-Movimento
Essa parte é fácil. É como o evento se movimentará, mesmo antes de o herói conversar com ele.

Tipo: Você escolhe o tipo de movimentação dele, se ele vai seguir o herói, se movimentará aleatoriamente ou você definirá o movimento dele. Se você marcar "Pré-definido", será habilitado um botão "Editar rota", onde você definirá por onde o evento se movimentará e de que jeito.

Velocidade: Você define a frequência com que o evento se movimenta, segue a ordem:

1 - Lentíssima
2 - Muito lenta
3 - Lenta
4 - Rápida
5 - Muito rápida
6 - Rapidíssima

(A velocidade normal do personagem é 4, já testado por mim)

Frequência:
Aqui, a frequência com que o evento se movimenta. Valores iguais á velocidade

3 - Condições do evento
Essas são as condições para que um evento inicie, tal switch ON, ou tal variável com um valor X, voltarei a tratar dessas quando estivermos estudando switchs e variáveis.

4 - Opções
Essa parte é muito pouco utilizada, mas é muito importante. Observe:

Atravessar: Quando essa opção é marcada, os bloqueios configurados no tileset serão ignorados e esse evento passará direto por tudo.

Alta prioridade: É muito útil em sistemas de voar, se esta opção estiver marcada, o evento sempre aparecerá por cima do tileset.

5 - Iniciar quando
Esse retângulo configura quando o evento iniciar

Pressionar tecla - O evento inicia quando o personagem aparece na frente dele e aperta ENTER

Ao tocar herói - O evento inicia quando o personagem toca o evento, porém, não há necessidade de uma tecla ser pressionada.

Ao tocar (evento) - O evento inicia ao tocar outro evento.

Processo paralelo - O evento inicia aumtomaticamente quando você entra no mapa dele, porém, ele ocorre em paralelo com tudo, ou seja, enquanto você está usando outro evento, ele está ocorrendo mesmo assim. Você pode estar andando e etc, o evento em processo paralelo não o impede de realizar as ações normais.

Início automático - Igual ao processo paralelo, ocorre quando você entra no mapa, a diferença é que o início automático te impede de andar e afins~e não pode ocorrer em paralelo com outros eventos.


[font=comic sans ms]


Última edição por Brekamp em Qua Set 30, 2009 5:35 pm, editado 1 vez(es)
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Mogslayer
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Cash Makers Cash Makers : 26

MensagemAssunto: Re: Introdução aos eventos   Qua Set 30, 2009 5:20 pm

O que posso dizer...ótimo tutorial ! =]
Muito bom cara, organizado e explicativo...embora não queira abandonar meus scripts ! xD
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