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 Distribuição de pontos por eventos

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Brekamp
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MensagemAssunto: Distribuição de pontos por eventos   Distribuição de pontos por eventos Icon_minitimeQua Set 30, 2009 5:01 pm

Abra um novo projeto no RMXP e vamos começar. Copie o código em um evento comum:

Código:
Opções de variável: 001 = ASH - Força
          Opções de variável: 002 = ASH - Magia
            Opções de variável: 003 = ASH - Agilidade
                Opções de variável: 004 = ASH - Dextreza

Agora coloque em processo paralelo e em Switch condicional
de início, coloque a switch 001.

Citação :
Ei, Brek, sempre tive uma dúvida. Sempre que eu abro
as opções de Switch ou variável, aparece uma coisa para escrever. O que significa?

É simplesmente o nome que você dará para a Switch ou variável, para facilitar quando você for a utilizar.

Voltando ao evento comum, aqui está uma screen de como ele ficará:

Distribuição de pontos por eventos Imagemef1

Verifique se está tudo correto antes de ver a explicação.

Essas variáveis por enquanto não significam quase nada. Esses comandos fizeram com que as variáveis 1, 2 ,3 e 4, tivessem respectivamente a força, magia, agilidade e a dextreza do herói ASH. O processo paralelo, fez com que ele se iniciasse automaticamente ao começar o jogo. Ao contrário do início automático, o processo paralelo acontece ao mesmo tempo do resto do jogo, o início automático para o jogo para que aconteça seu evento.

Como o RMXP necessita de uma switch para ativar o evento comum, escolhemos a switch 001, que nomeamos de "START". Essa switch ativaremos no começo do jogo. Vá no mapa inicial e crie um evento.

Coloque-o em processo paralelo e copie o evento:
Código:
opções de Switch: [001 START] = ON

Isso fará que a switch seja ativada e o evento comum possa começar.

Voltaremos as variáveis agora. Vá no evento comum, antes da declaração
de variáveis coloque o comando Definir teclas e guarde na variável
005. Depois de definir as teclas, coloque uma condição: "Variável 005 == 16"

Se você observou a tabela de códigos, "16 = D", então, se o jogador apertar D, a variável 005 terá o valor substituído por 16. Coloque a nossa primeira declaração de variáveis dentro da condição e depois dela coloque o seguinte comando:

Código:
Texto: O que deseja aumentar?
        Mostrar escolhas: Força \V[1], Magia \v[2], Agilidade \v[3], Dextreza, \v[4]
       

O que significa aqueles \V que eu coloquei depois do nome do atributo?

É simples, o RMXP, já vem com um comando de mensagem em que você pode escrever \V [N] nas mensagens, sendo que o N seria a ID da variável
que teria o valor escrito no lugar desse comando. Mostrar escolhas também é uma espécie de mensagem. Se ficou curioso, vá no HELP do RMXP e veja os outros comandos de mensagem.

Voltando á nosssa destribuição de pontos, depois de cada "Se escolher" coloque uma condição assim:

Código:
 Condições: variável 006 =>1

Ou seja, a variável 006 tem de ser igual ou maior a 1.

Por que?

Porque esses seriam os pontos em que você usaria para destribuir e não dá para destribuir sem precisar de pontos.

Depois de cada condição, coloque um aumentar parametros, de acordo com o que for escolhido e uma opção de variável em que é subtraído um ponto.

Coloque tudo isso dentro de um ciclo. Volte á opção do mostrar escolhas e aperte SPACE para editar. Coloque no "Cancelamento" no campo á direita "cancelar", conforme a screen:
Distribuição de pontos por eventos Imagemzs4

Seu evento deve estar assim:

Código:
Definir teclas: variável [005]
                condições: variável 005 = 16
                ciclo
                Opções de variável: 001 = ASH - Força
          Opções de variável: 002 = ASH - Magia
            Opções de variável: 003 = ASH - Agilidade
                Opções de variável: 004 = ASH - Dextreza
                Texto: o que deseja aumentar?
                Mostar escolhas: Força \V[1], Magia \V[2], Agilidade \v[3], dextreza, \v[4]
                Se escolher:Força
                  Condições:
                  Variável 006 >= 1
                      opções de variável: 006 - 1
                      Mudar parametros: ASH + força [1]
                      excessão:
                      Texto: Você não tem pontos o suficiente
                        Se escolher:Magia
                  Condições:
                  Variável 006 >= 1
                      opções de variável: 006 - 1
                      Mudar parametros: ASH + magia [1]
                      excessão:
                      Texto: Você não tem pontos o suficiente
                      Se escolher:Agilidade
                  Condições:
                  Variável 006 >= 1
                      opções de variável: 006 - 1
                      Mudar parametros: ASH + agilidade [1]
                      excessão:
                      Texto: Você não tem pontos o suficiente
                      Se escolher:Dextreza
                  Condições:
                  Variável 006 >= 1
                      opções de variável: 006 - 1
                      Mudar parametros: ASH + Dextreza [1]
                      excessão:
                      Texto: Você não tem pontos o suficiente
                     
                      Se cancelar:
                      Romper ciclo

Por Brekamp
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