Abra um novo projeto no RMXP e vamos começar. Copie o código em um evento comum:
- Código:
-
Opções de variável: 001 = ASH - Força
Opções de variável: 002 = ASH - Magia
Opções de variável: 003 = ASH - Agilidade
Opções de variável: 004 = ASH - Dextreza
Agora coloque em processo paralelo e em Switch condicional
de início, coloque a switch 001.
- Citação :
- Ei, Brek, sempre tive uma dúvida. Sempre que eu abro
as opções de Switch ou variável, aparece uma coisa para escrever. O que significa?
É simplesmente o nome que você dará para a Switch ou variável, para facilitar quando você for a utilizar.
Voltando ao evento comum, aqui está uma screen de como ele ficará:
Verifique se está tudo correto antes de ver a explicação.
Essas variáveis por enquanto não significam quase nada. Esses comandos fizeram com que as variáveis 1, 2 ,3 e 4, tivessem respectivamente a força, magia, agilidade e a dextreza do herói ASH. O processo paralelo, fez com que ele se iniciasse automaticamente ao começar o jogo. Ao contrário do início automático, o processo paralelo acontece ao mesmo tempo do resto do jogo, o início automático para o jogo para que aconteça seu evento.
Como o RMXP necessita de uma switch para ativar o evento comum, escolhemos a switch 001, que nomeamos de "START". Essa switch ativaremos no começo do jogo. Vá no mapa inicial e crie um evento.
Coloque-o em processo paralelo e copie o evento:
- Código:
-
opções de Switch: [001 START] = ON
Isso fará que a switch seja ativada e o evento comum possa começar.
Voltaremos as variáveis agora. Vá no evento comum, antes da declaração
de variáveis coloque o comando
Definir teclas e guarde na variável
005. Depois de definir as teclas, coloque uma condição: "Variável 005 == 16"
Se você observou a tabela de códigos, "16 = D", então, se o jogador apertar D, a variável 005 terá o valor substituído por 16. Coloque a nossa primeira declaração de variáveis dentro da condição e depois dela coloque o seguinte comando:
- Código:
-
Texto: O que deseja aumentar?
Mostrar escolhas: Força \V[1], Magia \v[2], Agilidade \v[3], Dextreza, \v[4]
O que significa aqueles
\V que eu coloquei depois do nome do atributo?
É simples, o RMXP, já vem com um comando de mensagem em que você pode escrever
\V [N] nas mensagens, sendo que o
N seria a ID da variável
que teria o valor escrito no lugar desse comando. Mostrar escolhas também é uma espécie de mensagem. Se ficou curioso, vá no HELP do RMXP e veja os outros comandos de mensagem.
Voltando á nosssa destribuição de pontos, depois de cada "Se escolher" coloque uma condição assim:
- Código:
-
Condições: variável 006 =>1
Ou seja, a variável 006 tem de ser igual ou maior a 1.
Por que?
Porque esses seriam os pontos em que você usaria para destribuir e não dá para destribuir sem precisar de pontos.
Depois de cada condição, coloque um aumentar parametros, de acordo com o que for escolhido e uma opção de variável em que é subtraído um ponto.
Coloque tudo isso dentro de um ciclo. Volte á opção do mostrar escolhas e aperte SPACE para editar. Coloque no "Cancelamento" no campo á direita "cancelar", conforme a screen:
Seu evento deve estar assim:
- Código:
-
Definir teclas: variável [005]
condições: variável 005 = 16
ciclo
Opções de variável: 001 = ASH - Força
Opções de variável: 002 = ASH - Magia
Opções de variável: 003 = ASH - Agilidade
Opções de variável: 004 = ASH - Dextreza
Texto: o que deseja aumentar?
Mostar escolhas: Força \V[1], Magia \V[2], Agilidade \v[3], dextreza, \v[4]
Se escolher:Força
Condições:
Variável 006 >= 1
opções de variável: 006 - 1
Mudar parametros: ASH + força [1]
excessão:
Texto: Você não tem pontos o suficiente
Se escolher:Magia
Condições:
Variável 006 >= 1
opções de variável: 006 - 1
Mudar parametros: ASH + magia [1]
excessão:
Texto: Você não tem pontos o suficiente
Se escolher:Agilidade
Condições:
Variável 006 >= 1
opções de variável: 006 - 1
Mudar parametros: ASH + agilidade [1]
excessão:
Texto: Você não tem pontos o suficiente
Se escolher:Dextreza
Condições:
Variável 006 >= 1
opções de variável: 006 - 1
Mudar parametros: ASH + Dextreza [1]
excessão:
Texto: Você não tem pontos o suficiente
Se cancelar:
Romper ciclo
Por Brekamp