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 Criando um bom jogo passo a passo

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AutorMensagem
Brekamp
Experiente [***]


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MensagemAssunto: Criando um bom jogo passo a passo   Qua Set 30, 2009 4:50 pm

Criando um bom RPG
Passo a passo


1.Você tem de pensar em uma história boa. Pense em uma história que muitas pessoas gostam, assim seu jogo fará mais sucesso. Não se esqueça de imaginar como a historia começará e como terminará, isso é fundamental.

Os 10 mandamentos
Os 10 Mandamentos da Boa História Vamos lá, eis os dez mandamentos para se criar uma boa história: 01. Não faça mais de duas grandes reviravoltas na história.

02. Não use personagens de outro jogo mesmo mudando o nome.

03. Nem pense em fazer um jogo igual a outro famoso (como Zelda), é perda de tempo.

04. Explique bem cada novidade na história ou então nem toque no assunto, nada de deixar a história contada pela metade se o resto não for esclarecido depois.

05. Não use o mesmo nome de algo de outro jogo se não for aplicar em algo diferente, por exemplo, não ponha Goku como o nome de um personagem, talvez como o de uma pedra mágica ou uma arma.

06. Por que vocês colocam o nome do jogo em inglês se o jogo é em português?

07. Se for fazer uma continuação de algum jogo famoso, zere o jogo e anote os fatos importantes para seguir os padrões da história original.

08. Beba um “Guaraná Antártica” pra fazer algo original, não use assuntos muito abordados como donzelas em perigo ou um grupo de vampiros sanguinários. Afinal, o que vocês têm contra fazer um jogo sobre um drogado que arruinou sua vida e quer se reestruturar? Ou até mesmo a história de um policial que só faz comer rosquinhas e foi escolhido para a missão da sua vida.

09. É sempre bom ter alguns fatos cômicos, pois tem que levar em conta que mesmo em RPGs se perde o amigo mas, não se perde a piada.Até em Final Fantasy tem!

10. Sempre faça um vilão principal, pois em nenhum RPG alguém vive só matando Slimes, por exemplo.

Abra o Word sim, o word. E escreva sua história como se fosse fazer uma redação pra escola. Com o máximo de detalhes, cada diálogo e etc.


2.Tente fazer um jogo seu, sem copiar animes, nem se basear em outros jogos. Isso deixa a história mais interessante. Você acha que World of Warcraft faria tanto sucesso se fosse baseado em Lineage II (jogo que fazia muito sucesso na época.)



3.A história pensada você tem de fazer e conseguir o maximo possível de resources para o seu jogo. Mas consiga tudo mesmo, tilesets , characters, enfim TUDO!






[move]Tutorial dentro do Tutorial, procurando resources.[/move]

Acesse a JogosRPG ( www.mundorpgmaker.com )

Leia a sua história, no Word, vamos supor que no começo está assim:

"O jovem fazendeiro Wiliie, estava trabalhando em sua fazenda quando uma nave de extraterrestres pousou"

(Desculpe pelo clichê do fazendeiro, NÃO FAÇA UMA HISTÓRIA COM ESSE SENTIDO)

Só nisso, já são três resources para procurar, abra o bloco de notas e faça a lista dos resources que você tem que achar, no trecho acima, ficaria assim:


Lá em cima tem uma barra de busca, assim:


Para jogar uma pesquisa lá, certifique-se de que está olhando para o índice JRPG, porque o sistema de busca, busca na sessão que você está. (Estando no índice, você ainda pega os resources de quem posta em sessão errada e no "Exponha seu trabalho".)

Agora use o modelo de pesquisa:

Tipo de resource | Nome

Ex:
Char Fazendeiro
| |
| Nome
Tipo de resource

Entre em todos os tópicos, então pense consigo mesmo:

1º Esse tópico realmente tem um resource?
2ºEsse resource é do tipo que eu preciso?
3º Esse resource me agrada?
Se a resposta para todas as perguntas for "sim", parabéns! Eu os declaro resource e maker. Pode salvar o resource no PC.








4. Passe todos os resources para o rpg maker pelo Resource Manager (todos os RMs tem) e comece a fazer e procurar os scripts.

Mini-guia de scripts básicos para o jogo

1.Escolhendo o sistema de batalha adequado ao meu jogo:

Entre Nesse tópico , olhe todos os sistemas de batalha e escolha o mais adequado ao jogo.

2. Opcionais: Scripts que você coloca no seu jogo se quiser, pode colocar eles não importando a história, exceto em algumas excessões.

Fiz uma listinha de alguns deles:

http://www.mundorpgmaker.com/forum/index.php/topic,938.0.html]Distribuição de Status e skills igual a ragnarok

Oito direções

Andando e falando

Tela cheia

Deixando pegadas

Auto Save

E muitos outros, encontrados na sessão de scripts.


5.Agora comece a editar o database, crie os inimigos, os personagens os tilesets e tudo mais.

Personagens:
Aqui crie todos os personagens que vão dar pra jogar em qualquer momento do jogo.


Inimigos:
Aqui crie o vilão principal, os seus capangas, os monstros e todo e qualquer inimigo aparecerá no jogo

Tilesets:
Essa configuração, só no XP. Coloque aqui por onde vai e nã ovai dar pra passar, onde cobre os pés dos personagens e etc.

E existem muitas outras configurações no database.



[/]
6.Comece a criar o jogo, não espere acabar logo. Demore o quanto precisar até seu jogo ficar bom.

Algumas dicas:

1- Não mude sua história só porque não consegue criar uma parte. Revire o google, o fórum, pergunte, mas crie!

2- Se você precisar de um script novo, coloque-o de modo que não prejudique o jogo, se necessário, pergunte.

3- Sim, esse errinho que você quer esconder é perceptível, arrume-o

4- Os mapas bonitos são importantes




7.Faça o jogo começando a historia do começo, imagine-se sendo o personagem.

Olha você aí na foto:



8. Crie os mapas bem elaborados, com muita coisa e etc e tal.

9.Claro, estude o rpg maker para saber fazer tudo como quer. ás vezes a melhor solução é a que foi fuçada por você.

10.crie um jogo que "prenda" os jogadores até o final: siga o tutorial dentro desse tutorial:

Para criar um jogo que vicie os jogadores, que os deixem com vontade de jogar, que não seja entediante, enfim, um jogo que "prenda" os jogadores até o fim.

1.Seu jogo precisa de uma aparência boa. Crie as cidades sem preguiça, se ela ainda não estiver pronta e você cansar, deixe para o dia seguinte.

Você não precisa deixar o seu mapa assim só porque está cansado:



Use um title legal, um titulo bom ja da melhor impressão aos jogadores.

Se você não sabe como construir objetos e tirar aquele fundo preto de trás, no RMXP, é porque:

o layer 1 serve pra construir o chão,
o 2 pra parede
e o 3 para objetos.

Se você não construir assim, seu mapa ficará ou sem detalhes, ou com fundo branco.



2. A história precisa ser envolvente. Uma história sem graça não traz jogadores.


Muita gente pode jogar jogos baseados em animes e filmes, mas elas ja sabem tudo que vai acontecer antes de jogar. CRIE SUA PRÓPRIA HISTÓRIA. se sua história for legal pode trazer até mais jogadores do que os baseados em outra história.


[/]



-Script andar pelo mouse alguns gostam e outros não, você é quem sabe.

-Eu gosto de deixar que os jogadores escolham o nome do personagem, mas isso é outra coisa a sua escolha.

-Batalhas a toda hora é legal, mas coloque um meio do jogador se recuperar.

-Evite histórias sem fim. Isso enjoa rápido. A não ser que esteja fazendo um MMORPG (A propósito, dá pra fazer MMORPG pelo rpg maker) Se a história for sem fim, dê um começo para ela pelo menos ou dê muita coisa para o jogador fazer

-Uma coisa importante, jogadores gostam de criar coisas, tente fazer sistemas para Criar armas, pedras, ou o que for, qualquer coisa que o jogador possa inventar durante o jogo.

Parabéns, seu jogo prende os jogadores até o final! (Ou não, se você não tiver muita imaginação.)

10.Jogo pronto, teste ele, teste todas as opções de coisas do seu jogo. Teste todos os golpes de todos os personagens. Você tem de virar fera no seu proprio jogo.

Se seu jogo fizer isso, você vai enjoar de ver essa tela, de tanto testar:





11.Agora se você achou ele legal, encripte ele e é:


Hora de divulgar![/]

[/][]

1) Hospede seu jogo em todos esses sites de hospedagem de arquivos e muitos outros, porque muitas pessoas tem problemas que o PC não baixa de certos servidores:







2)Crie um site para seu jogo, aconselho esses sites de hospedagem gratuita, ou você pode até criar o site neles se não souber programação:







3)Agora procure todas as comunidades makers existentes, vá a sessão de projetos e crie um tópico bem organizado para seu jogo, coloque o link de download, screens, imagens bem legais, o link do site e etc.


4)Mande e-mails pra seus amigos, fale do seu jogo para todas as pessoas que você conhece.





Dicas:
Não tenha preguiça, não deixe de fazer uma idéia legal do seu jogo só porquê está com preguiça ou vai ser mais rapido. Deixe para o dia seguinte(Não é a melhor opção mas é melhor que não fazer sua idéia)

Tente construir um cenário em layer 1, 2 e 3, isso evita aquele fundo preto horroroso. [/][/]




Feito por Brekamp

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