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 Scene_Stories

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AutorMensagem
Zina
Iniciante [*]


Mensagens Mensagens : 17
Cash Makers Cash Makers : 25

MensagemAssunto: Scene_Stories   Dom Set 27, 2009 9:24 am

Scene_Stories
Baseado no Scene_Story de Moghunter.
Este Scene funciona apenas com figuras - até mesmo para o texto.
O que ele faz?
@Executa uma apresentação configurável

Características:
* Possibilidade de Skip (pular a apresentação)
* Centralização automática da "imagem-texto" e objeto na tela
* Mudança das figuras da pasta "Titles" para a pasta "Pictures"
* Estético: agora são duas figuras para partículas caindo, ambas opcionais
* Configuração das apresentações via "Chamar script" no evento
* 9 opções para se configurar (3 delas são obrigatórias), tentei simplificar ao máximo...
* Possibilidade de teleporte do herói para outro mapa (via 3 variáveis - o comando de
Teleport via evento se executa ANTES do script, por isso o coloquei via (variável - var,
para abreviar - por executar na hora certa)
script: Demo
ou
Spoiler:
 

Configurando as 3 variáveis:

Como disse nas características, o teleporte é via vars. Então configurei para as vars 1, 2 e 3...
Para tirar destas vars vamos fazer umas simples alterações mesmo porque, com certeza, a maioria já usa essas 3 vars...
Para facilitar a vida de quem já sabe e ajudar quem ainda não tem afinidade com scripts, vou indicar a linha e o que mudar:

Para a var 1 (ID do mapa):
altere as seguintes linhas :
Linha 36 (if $game_variables[1] <= 0) e
Linha 39 ($data_system.start_map_id = $game_variables[1])
if $game_variables[sua var para ID do mapa aqui] <= 0
$data_system.start_map_id = nil
else
$data_system.start_map_id = $game_variables[sua var para ID do mapa aqui]
end

Para a var 2 (coordenada X do herói):
Linha 42 (if $game_variables[2] != $data_system.start_x) e
Linha 43 ($data_system.start_x = $game_variables[2])

if $game_variables[sua var para coordenada X aqui] != $data_system.start_x
$data_system.start_x = $game_variables[sua var para coordenada X aqui]
end
Para a var 3 (coordenada Y do herói):
Linha 46 (if $game_variables[3] != $data_system.start_x) e
Linha 47 ($data_system.start_x = $game_variables[3])
if $game_variables[sua var para coordenada Y aqui] != $data_system.start_y
$data_system.start_y = $game_variables[sua var para coordenada Y aqui]
end
Configurando animação no evento:
Crie um evento em qualquer lugar do mapa (ou conforme sua necessidade),
e configure o seguinte:
Var 001 para Outro: ID do mapa
A var para coordenada X:
Var 002 para Evento: Personagem / Coord.X
A var para coordenada Y
Var 003 para Event: Personagem / Coord.Y
A configuração acima deve ser usada quando o herói ativa o evento com o scene stories.
Ela faz com que o herói reapareça no mesmo lugar de onde ativou o evento.
Em outros casos, a configuração ficaria assim:
* a var para ID do mapa (pode ser qualquer mapa)
Var 001 para Constante: 3 (pode ser qualquer valor)
* a var para a coordenada X do personagem (pode ser qualquer valor de acordo com a necessidade)
Var 002 para Constante: 3 (pode ser qualque valor)
* a var para a coordenada Y do personagem (pode ser qualquer valor de acordo com a necessidade)
Var 003 para Constante: 3 (pode ser qualquer valor)
Se quiser mudar a posição dentro do mesmo mapa basta reconfigurar as coord X e Y
pois a id do mapa já foi configurada.
Lembrando que as coordenadas aqui estão medidas em Tiles e não em pixels
(cada tile mede 32x32 pixels)...
tenha isso em mente se estiver usando um script de movimentação em pixels.
Com as vars configuradas, vamos explicar e configurar a animação. Eu separei em
Vars obrigatórias (pq o script da erro se não as configurarmos) e opcionais:

=======================================================================
OBRIGATÓRIAS:
=======================================================================

Texto rolante: Preferência para PNG com fundo transparente. Qualquer editor de imagem com suporte a transparência dá conta disso.
Definir a cor transparente ao importar a figura, neste caso, nem sempre dá o resultado esperado.
Medida da figura: até 640 pixels de largura para não haver cortes na imagem por qualquer medida de altura.

$texto = "Nome da imagem com texto (Créditos ou outros)"
---------------------------------------
Cor para a transição: Define a cor da transição a qual pode ser uma figura (jpg/png) de qualquer tamanho até 640x480.
Caso não queira, use uma fig. 32x32 de qualquer cor.

$fade = "Imagem para a cor da $mudanca"
---------------------------------------
Transição: Transição: PNG de 256 tons de cinza.

$mudanca = "Nome da imagem usada para dar fade na tela"

=======================================================================
OPCIONAIS:
=======================================================================

Imagem de fundo: Pode ser uma jpg. Tamanho ideal: 640x480

$fundo = "Nome da imagem de fundo" ex.: "espaço" (com aspas mesmo)
---------------------------------------
Música de fundo: Preferência para mid, por ser mais leve. Claro que pode ser de outro formato também, desde que cmpativel com o
Maker XP. Encontrada em "Audio\BGM\"

$musica = "nome da música" ex.: "chefe1" (com aspas mesmo)
---------------------------------------
Partículas 1 (movem-se da direita para esquerda, de cima para baixo): PNG com transparência. Como tem movimento, evite pedaços
de imagem nas bordas a menos que seja um mosaico.

$part1 = "Nome da imagem de partículas em movimento"
ex.: "brilho1" (com aspas mesmo)
---------------------------------------
Partículas 2 (movem-se da esquerda para direita, de cima para baixo): PNG com transparência. Como tem movimento, evite pedaços
de imagem nas bordas a menos que seja um mosaico.

$part2 = "Nome da imagem de partículas em movimento"
ex.: "brilho2" (com aspas mesmo)
---------------------------------------
Molduras ou bordas: Imagem de 640x480 com transparência: ideal para molduras

$borda = "Nome da imagem das bordas ou layout" ex.: "tela" (com aspas
mesmo)
---------------------------------------
Objeto central: Para um enfeite a mais. Na demo do Moghunter era algo parecido com um livro com capa de pedra (!).

$objeto = "Nome da imagem central" ex.: "livro" (com aspas mesmo)

Depois de tudo configurado, você deve ter algo parecido com uma das 3 opções:

* Configuração para o mesmo mapa, mesma posição, herói ativando o evento:
<>Opções de Variável:[0001: ID do mapa] = ID do Mapa
<>Opções de Variável:[0002: Herói X] = Personagem - Coordenada X
<>Opções de Variável:[0003: Herói Y] = Personagem - Coordenada Y
<>Comentário : Comandos Obrigatórios
<>script :$texto="teste"
$fade="cor"
$mudanca="011-Random03"
<>Comentário: Comandos Opcionais
<>script :$música= "004-Battle04"
$fundo= "darkwood"
$part1= "part1"
$part2= "part2"
$borda= "borda"
$objeto= "objeto"
<>Comentário: Chamando o script
<>script: $scene= Scene_Stories.new
<>
* Configuração para o mesmo mapa, posição diferente, herói ativando (ou nao) o evento:
<>Opções de Variável:[0001: ID do mapa] = ID do Mapa
<>Opções de Variável:[0002: Herói X] = Personagem - 14
<>Opções de Variável:[0003: Herói Y] = Personagem - 2
<>Comentário : Comandos Obrigatórios
<>script :$texto="teste"
$fade="cor"
$mudanca="011-Random03"]
<>Comentário: Comandos Opcionais
<>script :$música= "004-Battle04"
$fundo= "darkwood"
$part1= "part1"
$part2= "part2"
$borda= "borda"
$objeto= "objeto"
<>Comentário: Chamando o script
<>script: $scene= Scene_Stories.new
* Configuração para outro mapa, posição diferente, herói ativando (ou não) o evento:
<>Opções de Variável:[0001: ID do mapa] = 3
<>Opções de Variável:[0002: Herói X] = Personagem - 14
<>Opções de Variável:[0003: Herói Y] = Personagem - 2
<>Comentário : Comandos Obrigatórios
<>script :$texto="teste"
$fade="cor"
$mudanca="011-Random03"
<>Comentário: Comandos Opcionais
<>script :$música= "004-Battle04"
$fundo= "darkwood"
$part1= "part1"
$part2= "part2"
$borda= "borda"
$objeto= "objeto"
<>Comentário: Chamando o script
<>script: $scene= Scene_Stories.new
<>
Nota: Parte desta configuração depois de feita (mudança de vars no script) NÃO SERÁ MAIS NECESSÁRIA a não ser, é claro, que se
queira fazer uma ajuste em uma coisa ou outra no script(pus comentários explicando algumas funções do script também)... se não, a partir
de agora só a configuração no evento será feita e só quando se for usar o script
Todos os créditos á
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Última edição por Zina em Dom Set 27, 2009 9:28 am, editado 1 vez(es) (Razão : remoção da cor branca)
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MensagemAssunto: Re: Scene_Stories   Dom Set 27, 2009 5:58 pm

Um otimo script.

Você esta contribuindo bem aqui man,estou gostando de ver.

Só podia ter sido chamado por mim usausausausasau.

Não vou usar o Script por nao ser o estilo do meu jogo.
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MensagemAssunto: Re: Scene_Stories   Ter Set 29, 2009 9:23 pm

Este script sempre gostei, parabéns Zina ;)

off:O site do athlier tem um né
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MensagemAssunto: Re: Scene_Stories   Ter Set 29, 2009 9:27 pm

lz-leo escreveu:
Um otimo script.

Você esta contribuindo bem aqui man,estou gostando de ver.

Só podia ter sido chamado por mim usausausausasau.

Não vou usar o Script por nao ser o estilo do meu jogo.
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MensagemAssunto: Re: Scene_Stories   Qua Set 30, 2009 3:30 pm

Eu prefiro o Scene_story do MogHutner, mas esse é bem legal tbm.
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MensagemAssunto: Re: Scene_Stories   Hoje à(s) 7:11 am

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