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 [Capitulo 4] Curso online de RPG Maker XP

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°thiago°
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MensagemAssunto: [Capitulo 4] Curso online de RPG Maker XP   Sab Jul 11, 2009 9:26 pm



Ok, agora que você já esta caminhando para a parte avançada, você já pode começar a ler alguns tutoriais, e também deveria ler as dicas de como fazer um super jogo. Depois de ter feito isso, continue lendo este capitulo, pois agora você vai aprender a fazer missões, mais agora... Você deve estar se perguntando... “Como assim? Missões?” É... Isso mesmo, agora você vai aprender a fazer missões, porem antes você deve aprender a utilizar os switchs e saber para que eles servem. Primeiramente, switchs, como o próprio nome já diz, servem para ligar e desligar alguma coisa, como por exemplo, quando você esta jogando aquele jogo difícil, não sabe o que fazer, mais de repente você encontra um botão, e ele faz você passar de fase, é mais ou menos assim que funcionam os switchs. Sabendo usa-los você pode fazer muitas coisas, não apenas botões, você pode fazer missões, que é o que vamos aprender mais pra frente, mais agora você vai aprender a fazer botões, que são bem mais fáceis de se fazer. Vamos lá, no seu jogo, faça um evento que sirva de botão, e coloque uma porta. Agora no evento porta faça aparecer a mensagem: Fechado. Clique em criar nova pagina, mais nessa nova pagina clique para ativar apenas com um switch que tem de se chamar porta aberta, você deve estar meio perdido, mais preste atenção, pois é muito fácil, O Switch porta aberta, vai ser ligado quando apertar o botão, lembre – se que a imagem da porta deve ser de uma porta aberta (na pagina do switch ativo), vamos ao botão, faça com que o switch da porta aberta se ative ao clicar no botão, isso pode ser modificado nas “opções de switch”, ai faça aparecer a mensagem “porta aberta” daí a porta já vai ficar aberta quando a pessoa for no local da porta, ai lá você pode colocar um teletransporte para o local desejado. Bem simples, mais no próximo capítulo você vai se aprofundar mais, porem agora você vai aprender a usar outros recursos do RPG Maker XP, ou você pensou que era apenas isso?
Agora eu vou falar um pouco sobre os recurso da aba 2, veja na screen:




Cor da tela: Serve para fazer sistemas de dia e noite... escurecendo e clareando a tela...
Reproduzir ME: Serve para reproduzir aqueles sons de vitória... sabe do que falo não é? Aqueles de quando você derrota um monstro ou passa de fase...
Reproduzir BGM: São musicas, modifica o som de fundo do jogo.
Executar transição: Sabe quando você passa de fase em clássicos do nes como o Mario? Que a tela vai se fechando aos poucos como nos desenhos animados? Então... é para isso mesmo. Nos outros apesar de não menos importantes, não vou entrar em detalhes, pois são de fácil utilização.

CREDITOS:

FRENÉTICO - Por criar o tutorial
°thiago° - Por disponibilizar, editar, e deixar com uma aparencia melhor!
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