Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar
Entrem no novo Forum MGB http://planetmaker.forumeiros.com/

 

 O que é o RPG Maker?

Ir para baixo 
AutorMensagem
Disco Japones
Administrador
Disco Japones


Mensagens Mensagens : 345
Cash Makers Cash Makers : 12352

O que é o RPG Maker? Empty
MensagemAssunto: O que é o RPG Maker?   O que é o RPG Maker? Icon_minitimeTer Jun 23, 2009 7:32 pm

O que é o RPG Maker?

O RPG Maker é um programa de computador, para Windows, originalmente criado pela ASCII e atualmente desenvolvido pela Enterbrain, que permite a qualquer pessoa criar um jogo, sem que precise saber programar em alguma linguagem de programação. A sua primeira versão foi o RPG Maker 95, lançado em 28 de março de 1997, em japonês. Era bem menos do que os de hoje: não tinha tantas funções nem scripts, mas começou a série. Nada mais era do que um conjunto de arquivos que devia ser copiado para o computador e funcionava sem instalação: o usuário, então, simplesmente editava o projeto que já vinha com o jogo.

Depois dele, foram lançados: RPG Maker 2000, RPG Maker 2003, RPG Maker XP e RPG Maker VX, até agora, além de suas versões para Game Boy e Playstation. O download do programa para Windows pode ser feito aqui na System Makers. Ele é comumente chamado de RM e também suas versões (RM95, RM2K, RM2K3, RMXP, RMVX).

Nos anteriores ao RPG Maker XP, o jogo ficava restrito a algumas funções comuns do programa, como para a mudança de gráfico, edição de database, algumas configurações, o mapeamento e a criação de eventos. Os novos Makers, porém, trazem funções mais avançadas, como, por exemplo, a de encriptar o projeto, de modo que ele não possa ser editado por outra pessoa fora o autor, e seus resources (recursos gráficos) não possam ser usados por outros. Também há a função de insersão de scripts, que usa uma compilação de Ruby, o RGSS, e dá muito mais liberdade à criação, por ser uma linguagem de programação e poder gerar sistemas mais complexos.

Agora vamos falar das funcionalidades. Os eventos podem ser usados em milhares de combinações para simularem o que vemos em vários jogos: NPCs (personagens do jogo), portas, explosões, animais que se mexem, etc. O Maker permite que você crie mapas por onde o herói anda por tilesets, posicionando tiles (pequenas figuras que compõem um mapa) em certa ordem, e até o XP, ofereciam layers, níveis para colocar estas peças, que, combinando com transparência, causavam todo o efeito do mapa. Ele permite modificar todos os gráficos, o personagem, o tileset, a tela de início, entre outros.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.makergamesbr.com
 
O que é o RPG Maker?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Maker Events #3 - O Maker Staff
» Maker Events #1 - O Maker Superstar!
» RPG Maker VX Dowload
» New Maker Era!
» RPG Maker VX e o RTP (Portugues)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Dúvidas e Tutoriais :: Dúvidas e Suporte para RMVX-
Ir para: