InícioPortalFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seLogin
Entrem no novo Forum MGB http://planetmaker.forumeiros.com/

Compartilhe | 
 

 MMORPG Como fazer seu Proprio Game Online.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Mordoke
Iniciante [*]


Mensagens Mensagens : 23
Cash Makers Cash Makers : 180

MensagemAssunto: MMORPG Como fazer seu Proprio Game Online.   Ter Jul 07, 2009 10:36 am

- Estou escrevendo um tutorial sobre como bolar um MMORPG legal ou chegar o mais próximo disso, e espero que a matéria tenha ficado boa. Não esperem um português perfeito.

- Ao jogarmos um joguinho Online ficamos só desejando em fazer um nosso, mas nunca pensamos antes como é trabalhoso fazer um MMORPG, além de requisitar um bom planejamento quando colocado em prática precisa de um trabalho muito eficiente. Um grande problema que mexe com a maioria do MMORPGs e que muitos não pensam é o caso do Host, Host é nada mais e nada menos que vai fazer tudo funcionar, sem essa peça você não completa o Quebra-Cabeça. Prosseguiremos pro próximo ato!

- Ao contrário que muitos pensam MMORPG requer sim uma história, por mais que seja um jogo do tipo Chapéuzinho Vermelho Online, é preciso saber motivo, razão ou circunstância que precisamos estar lá jogando. Seguindo o exemplo da Chapéuzinho Vermelho Online, iremos citar um exemplo de uma história mal desenvolvida.


"Chapéuzinho Vermelho Online, é um jogo em que vocês e seus amigos podem se unir para combater o lobo mau."

- Tudo bem o criador chegou e deu um objetivo pra você e seus amigos que foi combater o Lobo Mau, mas ele não falou o que aconteceu antes para que do nada a Chapéuzinho criasse coragem para enfrentar o Lobo Mau e assim vai. Vamos então dar um exemplo de uma história que explica um pouco o inicio da história.

"Depois do Caçador ter salvo a Chapéuzinho e sua Vovó do Lobo Mau, com o tempo ele começou a juntar membros para formar um grupo para destruir os Caçadores. Muitos não rejeitaram o convite e os que rejeitaram foram expulsos da floresta.

Os expulsos acabaram informando a Chapéuzinho Vermelho o plano do Lobo Mau, que dai a Chapéuzinho Vermelho se une com o Caçador e decidem formar um grupo para se defenderem da futura invasão.

Então agora a Chapéuzinho Vermelho, o Caçador e os diversos membros do Grupo contam com a sua ajuda para derrotar o Lobo Mau e seu grupo! Una-se aos seus amigos e formem a paz na floresta e na vila próxima dela."

- Viu!? A história ficou um pouco mais interessante explicando um pouco do passado para partir pro problema/objetivo do jogo em si. Prosseguiremos pro próximo Ato!

- Algo que pega é na hora de desenvolver as classes, bate uma dúvida nos nomes e em seus significados. E também muitas pessoas usam como base a Àrvore do Ragnarök muitos jogos possuem Classes "iguais" ou seja é bom sempre diferenciar dos demais isso pode se tornar um atrativo! Mas e agora que classes eu ponho para cada Raça, será que combina, será que não combina, eis a dúvida. Uma boa solução é consultar os diversos MMORPGs existentes! Não é necessário copiar a Linha das Classes e sim estudar para bolar algo mais original. E lembre-se de não seguir o Clichê dos MMORPGs na parte das raças que é sempre pôr Humano, Ogro e Elfo como escolha, tente bolar algo mais chamativo possivel. Pois raças bem feitas ou uma linha de classes bem constituida se torna um grande atrativo pros demais jogadores.

- Ai você se pergunta e pro jogo da Chapéuzinho Vermelho, quais raças e classes existiriam!? Bem teremos os Humanos e Animais, pros Humanos teremos os Caçadores, Cozinheiros e Domésticos, pros Animais teremos Lutador e Espiões.

- Mas tudo bem como eu posso diferenciar cada classe? Eu respondo, é só fazer uma roupa para cada classe, como o Sistema Tradicional de todo MMORPG é equipar e mudar aparência do nosso RPG Maker é infuncional você pode fazer ele por Eventos, só vai requerer um pouco de tempo e prática.

- Cada classe tem que ter seu Equipamento e uma Distribuição de Status que diferencie uma classe da outra criando Pontos Negativos e Positivos. Para isso é só configurar as Armaduras de forma diferentes que cada classe irá utilizar.

- Após esse longo aprendizado seguiremos ao próximo Ato!

- Chegou a parte quase mais dificil de todo MMORPG, os Sistemas de um MMORPG tem que ser revisados e aprimorados de acordo com o tempo. Nenhum sistema pode ficar sem uma atualização pois sempre haverá uma forma de deixa-lo mais bem apresentavel para o restante dos jogadores.

- Pro jogo da Chapéuzinho Vermelho vamos citar a classe dos Cozinheiros, o que é um Cozinheiro sem uma técnica de Cozinhar!? Nada, vamos bolar essa técnica para ele! Você pode utilizar Eventos Comuns, ou se caso tiver um Script. Mas o bom de fazer via Evento é que você sempre poderá melhorar o que foi feito antigamente. Por exemplo a técnica de Cozinhar no inicio você põe para ele só escolher a receita ao entrar numa cozinha, futuramente para deixar mais dificil a vida dos Cozinheiros você faz com que eles só possam cozinhar após comprarem a Receita, e mais pra frente você pode por chance da Receita falhar afinal nem tudo sai de acordo com o planejado.

- Bem após disso seguiremos ao próximo Ato!

- Uma parte que preocupa uma parte dos Makers é a parte de Gráficos e Sonoplastia, os gráficos e sons tem que andar em sicronia ou seja juntos, não adianta o gráfico demonstrar uma reação de um disparo sendo que o som não complete isso. Os Sons e Gráficos são a parte também mais importante de um jogo, sempre que possivel tem que serem revisados e aprimorados para melhorar digamos a realidade do jogo e o ambiente, se estamos em algum local com uma Cachoeira tem que ser posto um Som de Fundo representando a Cachoeira, e assim vai.

- Os gráficos existem diversos estilos, mas muito confudem Gráficos do RTP e Gráficos do Estilo do RTP. O Gráfico do RTP é aquele gráfico que foi feito para você praticar e não utilizar em jogos que você ponha na Internet, afinal uma pesquisada básica em diversos sites de recursos você conseguirá achar Gráficos lindos para o seu jogo.

- Ah eu num tenho tal Gráfico o que fazer!? O Photoshop e outros programas de Edição de Imagens estão ai pra isso, caso você gostou da cabeça de um Char mas não curtiu o corpo é só recortar a cabeça e colar no corpo que você gostou. Uma recolor na Roupa e no Cabelo poderá deixar o Char mais original apesar de ter sido só uma edição.

- Vamos ao próximo Ato!

- Monstros e Mapas, muitos se perguntam se existe um ABS que pode deixar o Monstro com Caracteristicas como a dos Jogadores, eu digo que sim porém a incompatibilidade com alguns sistemas online acaba impedindo um melhor desenvolvimento dos Sistemas de Batalhas de alguns MMORPGs feitos no RPG Maker.

- A falta de não ter como fazer o Inimigo correr ao ver que não aguenta contra o personagem, ou não poder seguir suas caracteristicas acaba fazendo o jogo cair no conceito de muitos jogadores.

- Os Mapas, Cheios ou Vazios!? Nem um nem outro, o Mapa tem que mostrar que o Jogador está realmente naquele ambiente, seja ele uma Planicie, uma Gruta ou um Deserto. Na hora de distribuição do mapa tem que saber bem onde por e a quantidade que por, caso faltar ou exceder os monstros o jogador pode acabar se sentido apertado demais ou sentir falta de mais monstros no Mapa.

- Cada macaco em seu galho, na hora da criação dos monstros você tem que compatibilizar sua aparência com o seu habitat, nada de pôr Monstros de Fogo em Mapas de Gelo ou de Àgua, e até mesmo nada de por Pinguim em Desertos pois não haverá argumento para isso.

- Bem seguiremos ao ùltimo Ato!

- Planejamento mais uma vez, antes de tudo dar o nome ao seu projeto é muito importante! O Nome não pode ser muito digamos idiota nem muito impronunciavel, tem que ser meio termo, algo criativo e que tenha haver com a história e com o jogo em si.

- Imagine se o nome do jogo digamos Terror in LA Online, você entra no jogo e vê os mapas cobertos de Borboletas e Rosas e nada haver com o nome. Vai ler a história também, então o nome tem que haver sentido com a história do jogo.

- O Lançamento em que todos pensam ser mais fácil, chegar, upar o arquivo em algum local e falar BAIXEM! Negativo, antes de tudo tem que realizar um teste para ver se todos os parafusos estão presos de forma correta! Ver se o Host está seguro e preparado para deixar o jogo Online e tudo mais.

- Bem espero que leiam e pratiquem, lembrem-se de que quem sabe faz não copia! Então se você viu um jogo com sistema tal, e curtiu faça mas faça do seu jeito não copie 100% porque se não vai pegar mal. Até mais!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
MMORPG Como fazer seu Proprio Game Online.
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Tutorial - Como fazer um jogo multiplayer online - Parte I
» como fazer movimento de nave?
» [Resolvido]como fazer um personagem soltar poderes para cima,para baixo,para a direita e para a esquerda?
» Como fazer um MMORPG?
» Como fazer um jogo parecido com CS 2D?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Scripts para RPG Maker :: Scripts para RMXP: RGSS :: RMXP Online-
Ir para: