Um tema abordado constantemente pelos makers hoje em dia em seus projetos é o uso ou não de "clichês". Mas afinal, o que é isto? Clichê é a palavra que define algo bastante usado, pode ser uma idéia, característica de um personagem, faces, chars e etc. E isto se torna meio enjoativo de ver nos jogos, principalmente se o mesmo tiver muitos clichês.
Os novatos são os que mais recebem reclamações sobre o tema em seus tópicos de projetos, e por isto acabam se sentindo confusos com o "erro" que estão cometendo. Os experientes do maker, já acostumados com as reclamações sobre o assunto acabam fazendo de tudo para ter um enredo original. Depois que a palavra "clichê" se tornou moda entre os makers, a busca pela originalidade tem se tornado constante para o sucesso de um projeto.
É difícil criar um enredo que seja 100% original e sem nenhum pingo de clichê, mas os projetos mais valorizados hoje em dia são aqueles que mostram que seu criador é capaz de inovar, e não de pegar idéias já prontas. Mas porque não mesclar um pouco de clichê com originalidade ? A dica é não somente criar algo novo e diferente, mas caso queira usar algo já conhecido pelo menos modifique ou o defina diferente do comum, para não ficar enjoativo. É dessa maneira que tenho visto makers se dando bem com seus projetos, e ter uma boa história dá incentivo e animação para que o criador o faça até o fim.
Por Protoman